Como funciona um leilão?

Todo leilão público podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos e jurídicas, ambas, de acordo com as normas e condições do leilão. O leilão é realizado em data, hora e local pré estipulados e divulgados no site e na mídia.

No início do leilão presencial o leiloeiro irá ler as condições do leilão descritas no edital/catálogo e publicadas no site. Em seguida, os lotes serão anunciados um a um pelo leiloeiro. Quando o lote for de seu interesse, acene para dar um lance. Vence a disputa pelo lote quem ofertar o maior lance.

Nos leilões eletrônicos os interessados cadastrados no site farão suas ofertas através da internet, após efetuar o seu login e aceitar as condições de venda. No painel virtual, aparecerá um cronômetro decrescente para encerramento dos lances, quando o cronometro zerar o lote será encerrado (importante atualizar seu computador frequentemente para sincronizar corretamente o cronometro). Atenção: após o encerramento do cronômetro não haverá mais possibilidade de novos lances.

Na modalidade simultânea os lances serão ofertados em tempo real pelos presentes no auditório e on line pelas pessoas cadastradas. O fechamento do lote será declarado e informado pelo sistema do leiloeiro.

 

O que é um lote?

É um conjunto formado de um ou mais bens que serão leiloados. Por exemplo, no caso de leilão de imóveis um apartamento pode ser um lote, no caso de veículos, um automóvel pode ser um lote, enquanto para um leilão de equipamentos, um lote pode ser formado por um conjunto de máquinas.

 

Posso visitar os lotes antes do leilão?

Sim, de acordo com as condições estabelecidas no edital/regulamento do leilão. Os bens leiloados são vendidos no estado de conservação em que se encontram.  

 

O que é um lance?

É o valor ofertado pelo comprador a um lote que está sendo leiloado. Normalmente, os bens têm sucessivos lances até que se chega à maior e melhor oferta de aquisição.

 

O que é lance Inicial?

Lance inicial é o valor de partida para a disputa de lances do lote, não significando ser o valor mínimo para a venda do lote.

 

O que é incremento?

É o valor mínimo definido pelo leiloeiro para acréscimo ao valor do lance anteriormente ofertado.  Este valor poderá ser alterado pelo leiloeiro no decorrer do leilão.

 

O que é lance mínimo?

Lance mínimo é o menor preço para que um determinado lote seja vendido, se o lance mínimo não for atingido poderá, de acordo com as regras de cada leilão, ser aceito um lance condicional.

 

O que é lance condicional?

"Lance Condicional" é o termo utilizado quando o maior lance ofertado por um bem leiloado não atinge o valor mínimo de venda exigido por seu vendedor. A critério do leiloeiro este valor será submetido à análise da empresa vendedora para aprovação ou rejeição.

 

O que acontece quando o lance ficar em condicional?

O lance recebido em condicional será submetido à análise pela proprietária do bem. Caso o lance seja aceito, o lote será liberado e seguem as condições de pagamento previstas no edital. Caso não seja liberado, não será vendido e neste caso não será cobrada nenhuma despesa do arrematante.

 

O que é limite de lance?

Limite de lance é uma ferramenta da plataforma que permite que o licitante deixe o lance programado para cobrir qualquer lance até o valor estipulado pelo cliente. Neste caso o valor definido é sigiloso, sendo que apenas seu ofertante tem acesso à esta informação. O lance apenas será coberto no caso de outro arrematante cobrir a oferta. Caso os lances parem antes de atingir o limite estipulado, o lote será vendido por aquele valor. Caso os lances ultrapassem o valor máximo estipulado, o interessado poderá cadastrar novo limite de lance.

  

Como efetuar o pagamento?

Será de acordo com as condições estipuladas no edital.